quarta-feira, 6 de junho de 2012

Diversidade Brasileira


O Brasil é um país de grandes misturas e variedades, aqui se encontram imigrantes e descendentes de todos os continentes, é o quinto maior país do mundo, perdendo somente para Rússia, Canadá, China e Estados Unidos. No primeiro momento era habitado somente por povos Indígenas, foi descoberto pelos portugueses onde a maioria deles se estabeleceu na Bahia. O terceiro grupo de imigrantes foram os negros – africanos, que foi de cinco a seis milhões trazidos para o Brasil do século XVI ao XIX.

Com o tempo também vieram os espanhóis, franceses e judeus seguidos de ingleses italianos e alemães, os japoneses vão começar a chegar aqui somente em 1906. Espalhando todos eles uma rica cultura e diversidade em nosso país. Os sotaques são muitos e foram derivados pelas diferentes colonizações. Assim os Gaúchos e Catarinenses onde a colônia européia tem forte sotaque é puxado o R. Em Pernambuco colonizado pelos holandeses o sotaque também a marca da cultura.
Ritmos é o que não faltam pra agregar na vida do povo brasileiro, que são vistos como povo alegre e feliz. O samba, por exemplo, juntamente com o futebol, é uma das expressões mais conhecidas do Brasil no exterior, mas o samba é somente um de nossos ritmos músicas que ainda incluem o frevo, o maracatu, forró, baião, xote, xaxado, maxixe, entre outros. Ao longo do século 20, o samba evoluiu e ganhou várias formas, como o samba-canção, o samba de breque, o samba enredo e mais recentemente o pagode. Lembrando também da bossa nova que possui um grande prestígio internacional divulgada pelos compositores João Gilberto, Tom Jobim e outros.
O Brasil é bem representado por sua bandeira, que foi instituída em 19 de novembro de 1889, 4 dias depois da Proclamação da republica. No círculo azul estão 27 estrelas, que retratam o céu do Rio de Janeiro, incluindo várias constelações, como por exemplo, o Cruzeiro do Sul, as estrelas representam simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federa, a única estrela que fica na parte superior do círculo representa o estado do Pará, as quatro cores da Bandeira Nacional representam simbolicamente as famílias reais de que descende D.Pedro I, idealizador da Bandeira do Império.
Com o passar do tempo está informação foi sendo substituída por uma adaptação feita pelo povo brasileiro, dentro deste contexto, o verde passou a representar as matas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul o seu céu e o branco a paz que deve reinar no Brasil. A versão atual da Bandeira Nacional Brasileira com 27 estrelas entrou em vigor em 11 de maio de 1992 com a inclusão de mais quatro estrelas (antes 23 estrelas) representando os estados do Amapá, Tocantins, Roraima e Rondônia.

Eventos no Brasil:

Festival de Parintins: Boi Garantido e Boi Caprichoso, O Festival Folclórico de Parintins  é uma festividade de natureza popular, que teve seu início em 1964, quando foi realizado o Primeiro Festival, em uma modalidade ainda não competitiva, embora o público já se dividisse em duas torcidas, a do Boi Garantido, que tem como símbolo a cor vermelha, e a do Boi Caprichoso, representada pelo tom azul. Este evento tem sua sede em plena Floresta Amazônica, a maior do Planeta, mais precisamente na cidade de Parintins, todo último final de semana de junho.



O Carnaval: Considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo.
Rio de janeiro, São Paulo, Olinda, Salvador entre outras cidades.


Parada Gay: A parada gay em 2012 chega à sua 16ª edição na Avenida Paulista, dia 10 de junho, às 12h, com o tema escolhido por votação em um concurso nas redes sociais: “Homofobia tem cura: educação e criminalização! – Preconceito e exclusão, fora de cogitação!”.


São João de Campina Grande: O maior São João do Mundo.


Circuito Barretos de rodeio : Barretos é o berço do rodeio brasileiro, pois nesta cidade localizada no interior do estado de São Paulo foi realizado em 1956 o primeiro evento do gênero na América Latina.

Rock in Rio: É um festival de música originário do Brasil idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina e realizado pela primeira vez em 1985. Originalmente organizado no Rio de Janeiro, de onde vem o nome, tornou-se um evento de repercussão mundial e, em 2004, teve a sua primeira edição fora do país em Lisboa, Portugal.

Oktoberfest: Nasceu da vontade do povo em expressar seu amor pela vida e pelas tradições germânicas, nasceu inspirada na maior festa da cerveja do mundo, a Oktoberfest de Munique, Em Blumenau, a Em Blumenau, a Oktoberfest está na alma do povo, faz parte da história de cada um. está na alma do povo, faz parte da história de cada um.


Brasil Sabor: Maior festival gastronômico do mundo, que acontece em todo o Brasil.


Festival de Forró em Itaúnas no Nordeste: O FENFIT é o único evento do Brasil que promove a revelação de novos valores e talentos musicais do forró pé-de-serra, segmento da música popular regional nordestina, através de premiação em dinheiro e gravação de CDs .


Comida de Boteco de Belo Horizonte : Há séculos, o boteco faz parte da paisagem de nossas cidades, mas por ser um espaço de comércio popular, não despertava a atenção necessária e, portanto, vivia à margem da sociedade. Quando o Comida di Buteco começou em Belo Horizonte, foi como se colocássemos um holofote sobre toda a riqueza da culinária de raiz da nossa região e destes estabelecimentos que tem, em sua maioria, uma história familiar por trás. Isso mudou a forma como as pessoas viam o boteco, e, junto a esse carinho para o qual a população se despertou, os estabelecimentos também tiveram a oportunidade de se profissionalizar e de se tornar sustentável, sem deixar de lado sua essência.

Referências:







Nenhum comentário:

Postar um comentário